Sinopse
Este livro apresenta reflexões teóricas sobre a dança, bem como resultados de pesquisas empíricas em que se deram as aplicações dos fundamentos filosófico-pedagógicos aqui abordados, tais como no espaço da educação infantil, da educação escolar, da maturidade e da educação especial. Os professores interessados na dança encontram aqui estímulo e orientação para a organização teórica e prática da dança no seu cotidiano escolar e institucional.
Número de Páginas
188
Formato
17x24cm
Ano de Publicação
2012
Área
Artes e Fotografia
A dança na educação: a dimensão da educação estética e suas interfaces com o viver humano, Educação estética: o prólogo da dança-arte-educação.Uma leitura em Schiller, Adorno e Marcuse, Relações estéticas e artísticas na dança: as questões do belo e do sensível – campo de possibilidades ou desigualdades?, Revisitando bases epistemológicas da dança: quais saberes construímos no processo de ensinar e aprender?, Autoridade na dança: reflexões a partir de um referencial histórico-crítico, Dança e gênero: possibilidades da educação inclusiva, Dança: caminhos para o encontro com a diversidade humana, Que dança faz dançar a criança? Investigando as possibilidades da dança-improvisação na educação infantil, Diálogos com a dança na educação física escolar: uma experiência na perspectiva crítico-emancipatória, Entre passos de dança e a dança da vida: contribuições da dança coreográfica para a maturidade, A Dança e a pessoa com deficiência visual: desvendando caminhos e possibilidades de uma proposta educacional, Projeto Contradança: a extensão universitária dialogando com a dança e a diversidade.