Afinal, o que pode o corpo? Nos nossos dias, indagar sobre a potência do corpo exige-nos um esforço para ir além das evidências e clichês estabelecidos no cenário contemporâneo. Nesse sentido, as experiências da arte e do pensamento crítico possibilita...
Sinopse
Afinal, o que pode o corpo? Nos nossos dias, indagar sobre a potência do corpo exige-nos um esforço para ir além das evidências e clichês estabelecidos no cenário contemporâneo. Nesse sentido, as experiências da arte e do pensamento crítico possibilitam compreender/
sentir o corpo como campo de experimentações, de afetos, e como território do político, com suas cicatrizes históricas e suas possibilidades de resistência, ou melhor, como uma dobra da existência, como re-existência, retomando a subjetividade como criação. Na tentativa de iniciar alguns diálogos sobre os devires do que seja o corpo político, no ano de 2021, sob minha coordenação, foi realizado um webnário, evento online em nível nacional promovido pelo Coletivo Identidade Visual – grupo vinculado ao projeto de extensão Arte, educação e cultura visual: interconexões, práticas e reflexões – FFP/UERJ, reunindo estudantes, pesquisadores(as) e o público em geral interessados(as) nesse tema a partir de diferentes experiências, contribuições e perspectivas teóricas.
Número de Páginas
132
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2023
Área
Artes e Fotografia
Capítulo 1. O corpo como território do político
Desafiando tradições: estética da libertação Na arte urbana em Blumenau, SC
Corpos indóceis da UFS
O corpo teórico e político: uma reflexão ricoeuriana sobre a memória e a linguagem
Corpo e imagem como narrativa
Poética na obra de Kiluanji Kia Henda
Capítulo 2. As reexistências do corpo no campo da arte
Nise da silveira: entre a arte e o afeto
Entre partilhas e afeto: quilombismo e teatro negro em São Gonçalo
Sangrar y gozar: Poéticas de uma corpa favelada
Capítulo 3. Os processos performativos do corpo
Notas para se pensar performance
Live tentativa – experiência em vídeo performance na pandemia
Corpo-levante, corpos de f(r)icção: políticas do motim em giras de cena e atos de fala
Sobre os autores