Em “Conversando sobre a Prova Brasil: no dia a dia das escolas de zona rural” discute-se os muitos desafi¬os e problemas que temos a enfrentar no dia a dia das escolas. Entre eles, a avaliação do rendimento escolar. Neste sentido, a Prova Brasil é uma ...
Sinopse
Em “Conversando sobre a Prova Brasil: no dia a dia das escolas de zona rural” discute-se os muitos desafi¬os e problemas que temos a enfrentar no dia a dia das escolas. Entre eles, a avaliação do rendimento escolar. Neste sentido, a Prova Brasil é uma importante ferramenta, cujos resultados integram a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise deste livro busca compreender como essa ferramenta, pode medir e quanti-ficar a aprendizagem na educação brasileira, assim como são percebidas as avaliações em larga escala dentro desse imenso país que é o Brasil.
Número de Páginas
80
Formato
14x21
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA
II. ESTUDO DO TEMA
1. Conhecendo o Ideb como avaliação em larga escala
2. A Prova Brasil
3. Educação do campo no Brasil e no Rio Grande do Sul
4. Ampliando o conhecimento sobre as temáticas – o que encontrei?
III. CAMINHOS PERCORRIDOS
1. Meu chão: o município de Viamão
2. Procedimentos metodológicos
2.1 Primeiro momento: trabalho de campo para o conhecimento e seleção das escolas
2.2 Segundo momento: elaboração dos questionários
2.3 Terceiro momento: trabalho de campo para a aplicação dos questionários
2.4 Diários da pesquisadora: registro da observação e reflexão durante a aplicação dos questionários na Escola Girassol
2.5 Diários da pesquisadora: registro da observação e reflexão durante a aplicação dos questionários na Escola Hortênsia
3. Questões éticas
IV. CONVERSANDO SOBRE A PROVA BRASIL
1. O que diz cada um dos segmentos da comunidade escolar sobre a Prova Brasil
2. Convergências e divergências entre o que dizem os segmentos da comunidade escolar
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS