Contribuições dos serviços-escola de Psicologia no Atendimento à Comunidade

Contribuições dos serviços-escola de Psicologia no Atendimento à Comunidade

ISBN: 9788546210435 AUTOR: Sandra Ribeiro De Almeida Lopes

O uso do termo Serviço-Escola para designar os espaços de formação que tem como foco o exercício do atendimento psicológico reflete grandes transformações nas concepções sobre o papel do psicólogo na sociedade brasileira. Assumimos nossa condição sócio...

R$ 47,90 R$ 43,11

Mais Informações

Sinopse

O uso do termo Serviço-Escola para designar os espaços de formação que tem como foco o exercício do atendimento psicológico reflete grandes transformações nas concepções sobre o papel do psicólogo na sociedade brasileira. Assumimos nossa condição sócio-histórica e passamos a reconhecer a diversidade cultural e as desigualdades socioeconômicas de nosso país. Isso nos obrigou a ampliar as modalidades de atendimento e a aperfeiçoar a compreensão das demandas da população. Este livro traz grande contribuição para enfrentarmos os desafios que se apresentam nesse percurso e nos mostra como o espaço do Serviço-Escola é potente na oferta de serviços e para a transformação das práticas em Psicologia, é no contato cotidiano com os usuários que estudantes e professores produzem novos conhecimentos e novas técnicas. Além de sua importância como registro histórico da Psicologia no Brasil, ele também traz em suas páginas experiências de diversas instituições de ensino empenhadas na formação de psicólogos socialmente compromissados. Trata-se de importante leitura para estudantes, professores e outros profissionais que atuam no atendimento à população. (Erich Montanar Franco)


Número de Páginas

164


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Psicologia


Capítulo 1. Práticas de Estágio: Repercussões no cotidiano das instituições e dos usuários; Capítulo 2. O papel da equipe técnica de psicologia e de psiquiatria na prestação de serviços à comunidade e na formação de terapeutas; Capítulo 3. A (re)construção do serviço-escola de psicologia da Universidade Ibirapuera – Unib: horizontes para novas práticas em psicologia; Capítulo 4. Caracterização da população infantil com queixa de comportamento e agressividade em uma Clínica Escola de Psicologia: um estudo documental descritivo; Capítulo 5. A experiência com grupo aberto de pais e de crianças numa escola pública: desafios na era da medicalização; Capítulo 6. Vicissitudes e desafios no serviço-escola: uma discussão da prática na Universidade Cruzeiro do Sul; Capítulo 7. Demandas e práticas na formação em psicologia na Universidade.