Este livro faz parte da coleção Práticas e Teorias da Pedagogia Social organizado por meio da parceria entre o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Paco Editorial. O objetiv...
Sinopse
Este livro faz parte da coleção Práticas e Teorias da Pedagogia Social organizado por meio da parceria entre o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Paco Editorial. O objetivo é compilar, em distintos volumes temáticos, as principais discussões feitas por educadores sociais, professores – da educação básica e do ensino superior – e, ainda, pesquisadores do campo, em construção, da Pedagogia e Educação Social, sobre as principais teorias e fundamentos da educação utilizados por esses profissionais em suas práticas socioeducativas e os seus principais resultados nos espaços sociais, de maneira especial, os que apresentam situações de vulnerabilidade social, econômica e educacional. Sejam bem-vindos a esta discussão necessária no cenário educacional brasileiro.
Número de Páginas
200
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
2. A Pedagogia brasileira em perspectiva.
3. Fundamentos da Pedagogia Social para uma formação na Educação Social; 4. Teorias da Educação – um olhar crítico.
5. A mentalidade neofascista: Contribuições de Nietzsche e Adorno para o campo da educação social brasileira.
6. As práticas de leitura e escrita não escolarizadas na educação infantil.
7. Viajar é preciso! Possibilidades para aprender história.
8. Educação e metodologias de ensino: as contribuições do ensino por investigação para as disciplinas de Ciências e Biologia.
9. Drogas, redução de danos e representações sociais da equipe multiprofissional de um Caps AD.
10. A política das avaliações em larga escala no Brasil e a qualidade na educação sob a perspectiva dos gestores.
11. O Programa Especial de Educação: uma análise sob o viés da Pedagogia Social.