Em “Conjuntura política e educacional brasileira na contemporaneidade” discute-se como o contexto histórico político e educacional dos últimos anos mostra-se dentro de um arcabouço desafiador, uma vez que vivenciamos diversas rupturas sócio/educacionai...
Sinopse
Em “Conjuntura política e educacional brasileira na contemporaneidade” discute-se como o contexto histórico político e educacional dos últimos anos mostra-se dentro de um arcabouço desafiador, uma vez que vivenciamos diversas rupturas sócio/educacionais e possíveis ameaças de retiradas de direitos historicamente conquistados. A obra tende a refletir: como ocupar espaços sócio-políticos para fomentar a formação do professor; como entender a nossa situação a partir do processo de formação da sociedade brasileira, em uma perspectiva política e educacional; e como consolidar a compreensão da democratização dentro de uma conjuntura sócio-político-histórico, a partir da realidade vivenciada dentro e fora da escola.
Número de Páginas
292
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
1. A escola como principal instituição educacional no mundo contemporâneo
2. Educação brasileira e seus avanços: um recorte histórico da década de oitenta aos dias atuais
3. Políticas educacionais na perspectiva do ciclo de formação - experiências do estado de Mato Grosso
4. O despertar da sexualidade: análises dos conhecimentos práticos de adolescentes sobre as infecções sexualmente transmissíveis de uma escola pública em Feira de Santana/BA
5. Gestão democrática e participativa: desafios e possibilidades na escola atual
6. Formação docente: desafios e perspectivas da atuação na contemporaneidade
7. Avaliação da aprendizagem e a subjetividade: repensando os processos educativos
8. Direitos humanos e educação inclusiva: uma conjuntura à formação docente
9. Um panorama histórico acerca das políticas públicas em tempos de neoliberalismo
10. A socioeducação no processo de ressocialização de adolescentes cumprindo medida, na cases Zilda Arns, em Feira de Santana/BA
11. Políticas públicas educacionais no ensino médio: entre a continuidade dos estudos e o ingresso no mercado de trabalho
12. A educação de surdos diante das políticas públicas de inclusão e suas ideologias
13. Um olhar acerca da/s percepção/ões dos/as professores/as de biologia sobre as propostas da “escola sem partido”
14. A formação docente enquanto cidadão crítico diante do uso das tecnologias no contexto educacional
15. Formação e qualificação dos profissionais da educação: um estudo no municipio de Marcelino Vieira/RN
16. A formação docente e a superação das barreiras à aprendizagem das pessoas surdas
17. Perspectivas e dilemas na formação do professor para atuar na educação de jovens e adultos
18. O PNAIC enquanto política pública educacional de formação continuada de professores alfabetizadores
19. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel
Alanna Gadelha Batista
Anália Frances Marinheiro
Aparecida Carneiro Pires
Aparecida Suiane Batista Estevam
Bruna Bonivais de Oliveira
Daniele Kelly Lima de Oliveira
Débora Araújo Leal
Edinete Pereira dos Santos
Egle Katarinne Souza da Silva
Eliomar Araújo de Sousa
Emanuel Neto Alves de Oliveira
Evanice Leal Leite Lima
Francicleide Cesário de Oliveira
Francisco Clébio de Figueiredo
Isaías Júlio de Oliveira
Joseane Fátima de Almeida Araújo
Julia Lidiane Lima de Amorim Queiroz
Kacilândia Cesário Gomes Pedroza
Karen Sibila Strobel Moreira Weimer
Karisse Ricarte de Castro
Mabel Strobel Moreira da Silva
Márcia Socorro Florêncio Vilar
Maria das Graças Almeida
Maria Eridan da Silva Santos
Nadígina Almeida Fereira Diniz
Raphael Fontes Cloux
Taysa Kelly da Silva
Thabita Sâmela Araújo dos Santos Diniz
Werlaynne Kelly Anacleto Quaresma Estrela
Kaiza Maria Alencar de Oliveira
Maria Thaís de Oliveira Batista