Esta obra se materializa a despeito de todo o processo de sucateamento e desmonte nas políticas públicas educacionais, que atravessamos no tempo presente. Sua realização se coloca a favor da construção coletiva, da resistência e da esperança, efetivada...
Sinopse
Esta obra se materializa a despeito de todo o processo de sucateamento e desmonte nas políticas públicas educacionais, que atravessamos no tempo presente. Sua realização se coloca a favor da construção coletiva, da resistência e da esperança, efetivadas nos fazeres na escola e potencializando o lugar dos professores-pesquisadores de seus cotidianos e agora também, como autores desses saberes e fazeres, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados pela Educação e pela EJA.
Número de Páginas
400
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Prefácio
PARTE 1 – JUVENTUDES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. As trajetórias escolares de jovens que chegam à Educação de Jovens e Adultos
2. A juvenilização na EJA: um exercício ético de compreender a juventude que habita uma escola de EJA
3. Experiência docente na escolarização de adolescentes e jovens em espaços de privação de liberdade
PARTE 2 – CONHECIMENTOS DISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
4. A construção de um planejamento pedagógico para aulas de Matemática em turmas de EJA a partir das experiências profissionais e cotidianas dos alunos
5. Mulheres (in)visíveis: problematizando a invisibilidade de personagens femininas no ensino de história da Educação de Jovens e Adultos
6. O direito ao livro e à literatura na construção de trabalhadores leitores
PARTE 3 – MUNDOS DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
7. Mobilidade urbana, violência e educação de jovens e adultos: o cotidiano dos trabalhadores que estudam na metrópole
8. A aprendizagem profissional e a EJA: o trabalho como mediação para (con)formação de jovens trabalhadores
9. O mundo do trabalho e a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de trabalhadores e alunos moradores de uma favela da cidade do Rio de Janeiro
10. Educação e movimentos sociais: investigações sobre o assentamento Terra Prometida do MST, na Baixada Fluminense
PARTE 4 – POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
11. A formação de formadores do Proeja FIC Nilópolis e seu legado para docentes da rede municipal
12. O efeito da internacionalização das políticas educacionais no papel da escola, na docência e os reflexos na Educação de Jovens e Adultos
13. A geografia da Educação de Jovens e Adultos na rede pública estadual do Rio de Janeiro: alguns apontamentos
14. Currículo praticado em EJA: quando a construção coletiva cria e viabiliza novas possibilidades
15. O professor orientador na Educação de Jovens e Adultos: entre ações e emoções na escolarização dos sujeitos
16. Formação docente: identidade e percursos formativos
17. Questões sobre a identidade negra de jovens e adultos em uma escola com Peja: perspectivas para o empoderamento dos sujeitos
18. Estado da arte da Educação de Jovens e Adultos na revista EJA em Debate: gênero e etnia em questão
19. Usos e apropriações das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
20. Museu e escola: ações exclusivas e inclusivas com educação de jovens e adultos
Anderson José Lisboa Baptista
Bhianca Moratelli Rodrigues Medeiros de Mello
Carla de Medeiros Silva
Cláudia Araújo dos Santos Bayerl
Cleber Dias da Costa Netto
Denise Carvalho da Silva
Douglas Heliodoro
Emilio Reguera Rua
Enio Serra
Erika Cordulino Fernandes
Fábio Pellegrini Tasmo
Fernanda Cavalcanti de Mello
Fernando Cavalcante Barcellos
Flávia dos Santos Cota
Geilson de Sena Marins
Geisi Nicolau
Ilanajara Martinelli de Souza
Jaqueline Luzia da Silva
Jaqueline Ventura
José Carlos Lima de Souza
Juliana Eduardo Reis Alves
Luciene Gomes de Lima
Priscila de Andrade Oliveira Leal
Simone de Souza Braga
Simone Villela Aragão
Thiago Bernardes