Caminhos da Infância

Caminhos da Infância

Vivências e trajetórias com crianças pequenas

ISBN: 9788546227839 AUTOR: Raquel Da Silva Santos, Célia Regina de Lara (Orgs.)

Sobre o livro, em Caminhos da Infância: Vivências e trajetórias com crianças pequenas, percorreu-se uma jornada inspiradora pela complexa e fascinante realidade da infância. Através de quatorze textos, somos convidados/provocados a refletir sobre os di...

R$ 62,90 R$ 56,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Sobre o livro, em Caminhos da Infância: Vivências e trajetórias com crianças pequenas, percorreu-se uma jornada inspiradora pela complexa e fascinante realidade da infância. Através de quatorze textos, somos convidados/provocados a refletir sobre os diferentes aspectos que atravessam a vida das crianças, desde o contexto social e cultural, as práticas educativas e ao complexo conjunto de dimensões que atravessam as infâncias. Caminhos da Infância é uma obra fundamental para todos aqueles que se interessam pela infância. É um livro que nos convida a repensar a forma como vemos e tratamos as crianças, concorrendo assim para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todas e todos.


Número de Páginas

228


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2024


Área

Formação de Professores


PREFÁCIO 7

1. A LUDICIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS 11

2. LUDICIDADE E CRIANÇAS PEQUENAS: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOCENTE NA APRENDIZAGEM 25

3. DOCUMENTAÇÃO INSTITUCIONAL ESCOLAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DOS REGISTROS INSTITUIÇÕES DE ESCOLAS DA REDE

MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPEVI 39

4. A CRIANÇA E A PSICANÁLISE: ALGUNS OLHARES 57

5. SUPERPROTEÇÃO: QUANDO O CUIDAR DEIXA DE SER SAUDÁVEL (UMA CONTRIBUIÇÃO PSICANALÍTICA) 75

6. RELATOS E MEMÓRIAS PRESENTES NA POESIA: UM REGISTRO INOVADOR DE REFLEXÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM INFANTIL 89

7. ORGANIZAÇÃO DOS CANTOS TEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 105

8. DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PRIMEIRA INFÂNCIA E APRENDIZAGEM 123

9. A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 141

10. DESENVOLVIMENTO PROGRESSIVO DA ARTE MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL 155

11. SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE 167

12. A IMPORTÂNCIA DA FONOAUDIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 181

13. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM REGGIO EMILIA E MONTESSORI SOB UMA PERSPECTIVA DE PERCURSO FORMATIVO DOCENTE 193

14. OLHARES QUE SE CRUZAM: O ENCONTRO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PSICOLOGIA CLÍNICA ATRAVÉS DOS ENCAMINHAMENTOS 207

SOBRE OS AUTORES 221

Relacionados

Quando Três Tempos Se Encontram

Quando Três Tempos Se Encontram

R$ 33,95
Comprar
Famílias com Crianças em Situação de Deficiência

Famílias com Crianças em Situação de Deficiência

R$ 31,43
Comprar
Fundamentos da Educação (Vol. 3)

Fundamentos da Educação (Vol. 3)

R$ 40,60
Comprar
Suporte Familiar e o Desenvolvimento Sociocognitivo da Criança

Suporte Familiar e o Desenvolvimento Sociocognitivo da Criança

R$ 20,95
Comprar