Sobre o livro, em Caminhos da Infância: Vivências e trajetórias com crianças pequenas, percorreu-se uma jornada inspiradora pela complexa e fascinante realidade da infância. Através de quatorze textos, somos convidados/provocados a refletir sobre os di...
Sinopse
Sobre o livro, em Caminhos da Infância: Vivências e trajetórias com crianças pequenas, percorreu-se uma jornada inspiradora pela complexa e fascinante realidade da infância. Através de quatorze textos, somos convidados/provocados a refletir sobre os diferentes aspectos que atravessam a vida das crianças, desde o contexto social e cultural, as práticas educativas e ao complexo conjunto de dimensões que atravessam as infâncias. Caminhos da Infância é uma obra fundamental para todos aqueles que se interessam pela infância. É um livro que nos convida a repensar a forma como vemos e tratamos as crianças, concorrendo assim para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todas e todos.
Número de Páginas
228
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Formação de Professores
1. A LUDICIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS 11
2. LUDICIDADE E CRIANÇAS PEQUENAS: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOCENTE NA APRENDIZAGEM 25
3. DOCUMENTAÇÃO INSTITUCIONAL ESCOLAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DOS REGISTROS INSTITUIÇÕES DE ESCOLAS DA REDE
MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPEVI 39
4. A CRIANÇA E A PSICANÁLISE: ALGUNS OLHARES 57
5. SUPERPROTEÇÃO: QUANDO O CUIDAR DEIXA DE SER SAUDÁVEL (UMA CONTRIBUIÇÃO PSICANALÍTICA) 75
6. RELATOS E MEMÓRIAS PRESENTES NA POESIA: UM REGISTRO INOVADOR DE REFLEXÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM INFANTIL 89
7. ORGANIZAÇÃO DOS CANTOS TEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 105
8. DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PRIMEIRA INFÂNCIA E APRENDIZAGEM 123
9. A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 141
10. DESENVOLVIMENTO PROGRESSIVO DA ARTE MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL 155
11. SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE 167
12. A IMPORTÂNCIA DA FONOAUDIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 181
13. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM REGGIO EMILIA E MONTESSORI SOB UMA PERSPECTIVA DE PERCURSO FORMATIVO DOCENTE 193
14. OLHARES QUE SE CRUZAM: O ENCONTRO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PSICOLOGIA CLÍNICA ATRAVÉS DOS ENCAMINHAMENTOS 207
SOBRE OS AUTORES 221