Neste livro, exploramos a interseção entre arte e cinema, destacando o papel do cinema como uma fonte histórica e uma poderosa representação social. Por meio de uma análise profunda, discutimos como as obras cinematográficas não apenas refletem, mas ta...
Sinopse
Neste livro, exploramos a interseção entre arte e cinema, destacando o papel do cinema como uma fonte histórica e uma poderosa representação social. Por meio de uma análise profunda, discutimos como as obras cinematográficas não apenas refletem, mas também moldam as narrativas culturais e sociais de suas épocas.
Número de Páginas
108
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Artes e Fotografia
obra de arte 5
Cybelle Salvador Miranda
A sobrevivência de uma obra 5
1. Carlos Coimbra e La Rocque Soares: o religioso e o secular 10
2. Maiolino Miranda: psiquiatra que amava as artes 13
3. Falesi: o homem-cristo fragmentado 19
Do arquivo à experiência 26
Referências 28
Retratos de identificação: Rememoração e partilhas de trajetórias da ditadura brasileira 31
Ilma Guideroli
Introdução 31
Análise 36
Conclusão 48
Referências 49
Faces concêntricas do documentário e suas
múltiplas vertentes socioculturais a partir do
estudo da imagem 51
Edinei Pereira da Silva
Introdução 51
Sentidos e significados do Documentário 53
Vozes e vidas da cidade na representação do
documentário entrevista e a experiência do Edifício Master 60
O Cinema direto a partir das adequações e
insubordinações carnavalescas 64
Considerações finais 68
Ficha Técnica 70
Referências 70
Uma discussão teórico-estética acerca do
contemporâneo 71
Carolina Montebelo Barcelos
Introdução 71
A discussão sobre o contemporâneo nas artes 74
Considerações finais 83
Referências 87
Sobre os autores 89
Edinei Pereira Da Silva
Paulo Leonel Gomes Vergolino
Carolina Montebelo Barcelos
Edlene Oliveira Silva
Felipe Rodrigo Caldas
Graziella Guadanini
Cybelle Salvador Miranda
Maria Fernanda Mioranza Dos Santos