A obra Aproximando universidade e escola: ensino de histórias e culturas indígenas, tendo como principal mote atividades desenvolvidas no projeto de extensão do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), busca apresentar aos l...
Sinopse
A obra Aproximando universidade e escola: ensino de histórias e culturas indígenas, tendo como principal mote atividades desenvolvidas no projeto de extensão do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), busca apresentar aos leitores e as instituições de ensino, o importante papel do povo indígena na história do Brasil e que aos poucos foi apagado e negligenciado. O intuito e colocar o indígena no papel de destaque que lhe é devido, sendo fundamentais para a cultura do país.
Número de Páginas
232
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
CAPÍTULO 1
INTERFACES ENTRE ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO: A FUNÇÃO DO HISTORIADOR, O ENSINO DE HISTÓRIA E A TEMÁTICA INDÍGENA
CAPÍTULO 2
DADOS TERRITORIAIS DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: NÃO HÁ MUITA TERRA
CAPÍTULO 3
A QUESTÃO DO TRABALHO E OS ETNOCONHECIMENTOS INDÍGENAS
CAPÍTULO 4
O INDÍGENA NÃO É UM SUJEITO ISOLADO: A DINÂMICA DA IDENTIDADE CULTURAL
CAPÍTULO 5
DADOS DEMOGRÁFICOS DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
CAPÍTULO 6
OS ÍNDIOS FALAM O TUPI-GUARANI? DIÁLOGOS A PARTIR DE ESCOLAS DOURADENSES
CAPÍTULO 7
CASAS E HABITAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL: PLURALIDADE E HISTORICIDADE
SOBRE OS AUTORES
Bruna Letícia da Silva Massuia
Bruno Alves do Nascimento
Carlos Barros Gonçalves
Ivana Aparecida da Cunha Marques
Junia Fior Santos
Leonardo Betoni Menezes
Milena Mamedio Soares de Castro
Rafael Pelegrini Serafim
Roberta Lima Costa