Esta obra reúne estudos de professores e pesquisadores que têm contribuído para o avanço das reflexões em torno da docência no ensino superior. Os trabalhos são tanto um arcabouço teórico-metodológico conceitual quanto prático pedagógico para a docênci...
Sinopse
Esta obra reúne estudos de professores e pesquisadores que têm contribuído para o avanço das reflexões em torno da docência no ensino superior. Os trabalhos são tanto um arcabouço teórico-metodológico conceitual quanto prático pedagógico para a docência universitária. Discute temas atuais que estão inseridos em paradigmas pedagógicos inovadores, exigidos em um mundo globalizado e em transformações econômicas, sociais, tecnológicas e ambientais, mas discute também as perspectivas para um ensino superior diferente, inserido numa sociedade complexa e desigual que carece de outros modos de enfrentamento das inúmeras problemáticas que afligem as pessoas em seus cotidianos.
Número de Páginas
300
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Ciências Humanas
Prefácio
Capítulo 1: Pedagogia universitária: a organização política, pedagógica e curricular do docente no ensino superior
Capítulo 2: Inovação curricular como projeto formativo: considerações no âmbito do ensino superior
Capítulo 3: Avaliação no ensino superior: tendão de aquiles
Capítulo 4: “Por um outro futuro”: o impacto das políticas públicas e o contexto neoliberal no ensino superior
Capítulo 5: Juventude universitária e seus desafios no século XXI
Capítulo 6: Onde está a educação inclusiva no ensino superior?
Capítulo 7: Reflexões sobre a inovação pedagógica no contexto universitário
Capítulo 8: Inovação pedagógica e formação do profissional de saúde
Capítulo 9: Estratégias de ensinagem no contexto universitário: inovação pedagógica no ensino de solos
Capítulo 10: Produção de narrativas em cursos de formação inicial: uma reflexão a respeito da experiência de estágio na licenciatura em geografia
Capítulo 11: Por que diversificar as estratégias de ensino aprimorou minha prática docente
Capítulo 12: Cartografia escolar no ensino superior: relato de experiência na licenciatura em geografia
João Pedro Pezzato (org.)
Ismail Barra Nova de Melo (org.)