A voz do narrador e da personagem através da memória em Machado de Assis e Milton Hatoum

A voz do narrador e da personagem através da memória em Machado de Assis e Milton Hatoum

ISBN: 9788546211142 AUTOR: Cristiane De Mesquita Alves

Os estudos literários vêm se expandindo à luz de pesquisas realizadas por várias disciplinas, como a Teoria Literária e a Crítica Literária. Essas “duas damas” são inseparáveis em qualquer estudo de texto, pois uma analisa a produção do escritor como f...

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Sinopse

Os estudos literários vêm se expandindo à luz de pesquisas realizadas por várias disciplinas, como a Teoria Literária e a Crítica Literária. Essas “duas damas” são inseparáveis em qualquer estudo de texto, pois uma analisa a produção do escritor como fenômeno em si, sua natureza, sua estrutura e suas transformações através do tempo, enquanto a outra exige um posicionamento do analista, em relação ao corpus trabalhado. Neste aspecto, este livro, como resultado da dissertação de Mestrado de Cristiane de Mesquita Alves transita nos terrenos da Teoria e da Crítica Literárias, pois a pesquisadora faz uma comparação entre os protagonistas dos textos: Esaú e Jacó, de Machado de Assis e Dois Irmãos, de Milton Hatoum. No desenvolvimento do estudo, a autora demonstra perspicácia e profundidade na interpretação das vozes que aparecem nas duas narrativas, salientando aproximações e divergências, dentro dessa polifonia. (Prof. Dr. José Guilherme de Oliveira Castro)


Número de Páginas

176


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Literatura Nacional


1.FIOS DE MEMÓRIA QUE SE ENTRELAÇAM NOS TEXTOS DE MACHADO E HATOUM; 1. Os recordados de Aires; 1.1 Flora: mais uma mulher a Machado; 1.2 Batista e Cláudia – pais de Flora; 1.3 Agostinho Santos & Natividade – Pais de Pedro e Paulo; 1.4 Perpétua & Rita – As Irmãs e as Cúmplices; 1.5 Gouveia & Nóbrega – outros amores para Flora; 1.6 Cabocla do Castelo; 1.7 Custódio & a tabuleta da indecisão: Império versus República; 1.8 José: o escravo de Aires; 1.9 Pedro e Paulo: igualdades desconfiguradas; 1.10 “Há duas nações no teu seio, dois povos saídos de ti se separarão”; 2. Os flutuantes na mente de Nael; 2.1 Halim – versos, trabalho e aprendizado; 2.2 Zana – para quem decidiu viver para uma espécie de amor; 2.3 Galib; 2.4 Rânia – a mulher destradicionalizada; 2.5 Domingas – mãos que esculpiam sonhos e cultura; 2.6 Irmã Damasceno; 2.7 Padre Bolislau; 2.8 Antenor Laval: um olhar sobre o Brasil de Ditadura Militar; 2.9 Lívia: uma Flora para Yaqub e Omar; 2.10 Estelita Reinoso; 2.11 Talib e suas filhas; 2.12 Abbas – o poeta; 2.13 Zanuri & Adamor – olheiros dos apaixonados; 2.14 Rochiram: a indústria e a morte do casarão; 2.15 Dália & Pau-Mulato – as mulheres heteias de Omar; 2.16 Mais dois Esaús e Jacós: Yaqub e Omar; 2.DESTECENDO O NARRADOR... RETECENDO A PERSONAGEM; 1. A voz de quem conta o fato e os aumentos de mais pontos…; 2. Novos personagens protagonistas; 2.1 Esse Aires; 2.1.1 Memórias tecidas dentro de um dos Memoriais: o sétimo, o de E.J.; 2.2 Esse Curumim; 3.ACHADOS DE IDENTIDA