A voz “demoníaca” encenada: uma análise do discurso do death metal estuda a questão de atribuição de determinados sentidos à caracterização da voz, aliada a outros elementos que constituem um discurso. Quando se diz, por exemplo, que uma voz parece “de...
Sinopse
A voz “demoníaca” encenada: uma análise do discurso do death metal estuda a questão de atribuição de determinados sentidos à caracterização da voz, aliada a outros elementos que constituem um discurso. Quando se diz, por exemplo, que uma voz parece “demoníaca”, tal afirmação se legitima a partir de representações imaginárias que circulam como estereótipos em uma sociedade. É com base nessa hipótese que o autor desenvolve análises sobre o gênero musical death metal, negando que a relação entre as materialidades e seus possíveis sentidos seja uma relação natural, a-histórica. O death metal é objeto de pesquisa privilegiado, por assim dizer, para a abordagem da problemática descrita. Nesse gênero musical, o famoso enunciado “rock é coisa do capeta” ganha proporções máximas, tendo em vista que as bandas exploram temáticas como violência e satanismo, recorrendo a uma musicalidade marcada, dentre outros fatores, pela extrema distorção das guitarras e pela já mencionada voz aparentemente “demoníaca”. Mais do que uma investigação sobre o gênero musical, o livro proporciona reflexões sobre como os sentidos são produzidos nas especificidades dos discursos.
Número de Páginas
372
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2018
Área
Estudos de Linguagem