A mulher nas (entre)linhas

A mulher nas (entre)linhas

A abertura de expectativa na modernidade e os papéis do feminino na dramaturgia de Gonçalves Dias

ISBN: 9788546225217 AUTOR: Ana Paula Silva Santana

Em A mulher nas (entre)linhas, Ana explora as expectativas abertas para as mulheres com o advento da modernidade, delineando como o feminino ganha nova dignidade social, gestando a implosão do cárcere da vida doméstica. Entretanto, Ana desnuda como a p...

R$ 58,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Em A mulher nas (entre)linhas, Ana explora as expectativas abertas para as mulheres com o advento da modernidade, delineando como o feminino ganha nova dignidade social, gestando a implosão do cárcere da vida doméstica. Entretanto, Ana desnuda como a presença dominadora do patriarcado foi decisiva para a denegação de utopias futuras centradas no amor, perpetuando as mais diversas formas de violência. Diante dessa fantasmagoria, Ana afirma: “O objeto sou eu, é você que tem um corpo feminino, são as mulheres que viveram antes de nós e aquelas que virão depois”, ratificando como as permanências que nos assombram se constituem enredadas às dominações de gênero naturalizadas e dinâmicas afetivas empobrecidas pelo falocentrismo.


Número de Páginas

200


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2024


Área

Literatura Nacional


INTRODUÇÃO

Algumas considerações prévias

Beatriz Cenci

Leonor de Mendonça

A divisão dos capítulos

1. COISAS QUE SÃO DITAS ANTES: DA TEMPORALIDADE, DO ESTILO LITERÁRIO E DA VIDA DO AUTOR

A modernidade no Brasil e a ressignificação dos papéis exercidos pelo feminino

Clima histórico, moralidade egoísta e a crítica empreendida pelo romantismo brasileiro

Gonçalves Dias: a trajetória de um autor romântico

2. AO DESENROLAR DA TRAMA: OS PAPÉIS DO FEMININO NO INTERIOR DOS DRAMAS BEATRIZ CENCI E LEONOR DE MENDONÇA

Para conhecer melhor as personagens de Gonçalves Dias: Beatriz, lucrécia e Leonor, e a “elasticidade” do feminino no drama romântico

Entre reconhecer-se e agir: a compreensão de seu lugar no mundo e a busca pelo protagonismo feminino das personagens de Gonçalves Dias

Sobre o desfecho das obras: a abertura de expectativa apesar da fatalidade em Gonçalves Dias

3. READAPTAÇÃO DO DRAMA “BEATRIZ CENCI”: AINDA BEATRIZ

Personagens

Observações iniciais

Prólogo do primeiro ato

Primeiro Ato

Prólogo do segundo ato

Segundo ato

Prólogo do terceiro ato

Terceiro ato

Prólogo do quarto ato

Quarto ato

Quinto ato

CONCLUSÃO

Coisas que se dizem depois

FONTE

REFERÊNCIAS


Relacionados

Memória e Narrativas

Memória e Narrativas

R$ 44,90
Comprar
A Margem e o Tempo

A Margem e o Tempo

R$ 61,90
Comprar
Drummond

Drummond

R$ 42,90
Comprar
Diálogos entre psicanálise e literatura

Diálogos entre psicanálise e literatura

R$ 74,90
Comprar