O livro tem como objetivo geral refletir sobre a influência do marxismo-leninismo na arte moderna; e, como objetivos específicos, reconhece que a doutrina artística pela primeira vez se modifica ao enfatizar a nova classe social – o proletariado, bem c...
Sinopse
O livro tem como objetivo geral refletir sobre a influência do marxismo-leninismo na arte moderna; e, como objetivos específicos, reconhece que a doutrina artística pela primeira vez se modifica ao enfatizar a nova classe social – o proletariado, bem como analisar a importância da Revolução Russa sobre os artistas que passaram a se inspirar no proletariado e no campesinato registrando, tanto suas vidas, quanto suas dificuldades.
Número de Páginas
228
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
História
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
MARX, ENGELS E LENIN: ARTE, POLÍTICA E IDEOLOGIA
1.1 A Origem da Arte
1.2 O Conceito de Arte
1.3 As Diversas Modalidades de Arte
1.4 O Método Marxista da História Social da Arte
1.5 A Estética Marxista-Leninista
1.6 A Arte na Literatura Marxista-Leninista
1.7 As Preferências Literárias e Artísticas de Marx e Engels
1.8 Lênin e Arte
1.9 Arte e Política
1.10 A Arte como Ideologia
CAPÍTULO 2
A ERA DO CAPITAL: A ORIGEM DO REALISMO
2.1 O Realismo Europeu
2.2 Courbet e a Comuna de Paris
CAPÍTULO 3
O REALISMO SOCIALISTA NA RÚSSIA E NA UNIÃO SOVIÉTICA
3.1 O Realismo na Rússia: A Origem do Realismo Soviético
3.2 A Teoria do Reflexo
3.3 O Realismo na União Soviética
3.4 A Escultura Soviética
3.5 O Escudo Nacional Soviético
3.6 Cartazes na Rússia e na União Soviética
3.7 O Cinema Revolucionário Soviético
CAPÍTULO 4
O REALISMO SOCIALISTA, ASIÁTICO, EUROPEU EA ARTE MODERNA EM CUBA
4.1 O Realismo Socialista Chinês
4.2 O Realismo Socialista na Coréia do Norte
4.3 O Realismo Socialista na República Democrática Alemã
4.4 O Realismo Socialista na Literatura Francesa
4.5 As Tendências da Arte Moderna Cubana
CAPÍTULO 5
O REALISMO SOCIALISTA NO BRASIL
5.1 O Início do Realismo no Brasil
5.2 A Influência Marxista-Leninista na Arte Moderna e na Cultura Comunista no Brasil
5.3 O Artista Como Guerrilheiro: Yankees Go Home!
5.4 O Realismo Socialista de Jorge Amado
5.5 O Realismo Socialista nas Artes Plásticas Brasileiras
5.6 Semana de Arte Moderna de 1922
5.7 O Cinema Novo Brasileiro
CAPÍTULO 6
O REALISMO ESTADUNIDENSE E O EXPRESSIONISMO ABSTRADO COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO ARTÍSTICA E POLÍTICA DA CIA NA GUERRA FRIA
6.1 O Realismo Socialista nos Estados Unidos
6.2 O Realismo na Literatura Estadunidense
6.3 O Expressionismo Resumo Como Instrumento de Dominação Artística e Política da CIA na Guerra Fria
CAPÍTULO 7
O REALISMO SOCIALISTA MEXICANO
7.1 O Realismo e os Muralistas Mexicanos
7.2 O Encontro de André Breton e Leon Trotski no México: Por Uma Arte Revolucionária Independente
CAPÍTULO 8
A VANGUARDA SOVIÉTICA
8.1 O Movimento Modernista na Rússia
8.2 O Abstracionismo Russo
8.3 O Raionismo
8.4 O Suprematismo
8.5 O Construtivismo
8.6 O Cubismo Russo
8.7 O Futurismo Russo
8.8 O Ego Futurismo
8.9 O Cubo-Futurismo
CAPÍTULO 9
A INFLUÊNCIA MARXISTA-LENINISTA NAS VANGUARDAS EUROPEIAS
9.1 A Vanguarda Europeia
9.2 O Cubismo
9.3 O Dadaísmo
9.4 O Surrealismo
9.5 A Polêmica entre Bretão e Aragão
9.6 A Polêmica entre Breton e Salvador Dalí
9.7 O Legado do Surrealismo
CAPÍTULO 10
OS REGIMES TOTALITÁRIOS DE DIREITA: NAZISMO E FASCISMO DESTRUIDORES DA ARTE E DA HUMANIDADE
10. 1 Ó Fascismo
10.2 O Mito Fascista
10.3 Milícia: O Berço do Fascismo
10.4 Ó Nazismo
10.5 O Nazifascismo: A Extrema-Direita Destruidora da Arte e da Humanidade
10.6 A Origem Nazista do Termo Bolchevismo Cultural ou Marxismo