A Indústria Cultural Como Instrumento de Alienação e Dominação na Sociedade do Espetáculo

A Indústria Cultural Como Instrumento de Alienação e Dominação na Sociedade do Espetáculo

ISBN: 9788546212002 AUTOR: Samuel Antonio Merbach de Oliveira

A Indústria Cultural é um tema que predispõe uma reflexão filosófica, sobretudo, no capitalismo moderno onde os meios de comunicação de massa alienam e manipulam os indivíduos na Sociedade do Espetáculo. A obra analisa conceitos de Marx, Freud e seus s...

R$ 42,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A Indústria Cultural é um tema que predispõe uma reflexão filosófica, sobretudo, no capitalismo moderno onde os meios de comunicação de massa alienam e manipulam os indivíduos na Sociedade do Espetáculo. A obra analisa conceitos de Marx, Freud e seus seguidores, o Freudomarxismo, visando a emancipação do homem mediante uma Teoria Crítica que foi elaborada pela Escola de Frankfurt. Por fim, a obra busca responder o seguinte problema: Como a Escola de Frankfurt explica a maneira pela qual as artes e o conhecimento humano são utilizados pela indústria cultural com o objetivo de alienar e manipular as pessoas na sociedade do espetáculo?


Número de Páginas

164


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Ciências Sociais


Capítulo 1: O freudomarxismo; Capítulo 2: A Escola de Frankfurt;Capítulo 3: A cultura e o imperialismo; Capítulo 4: A indústria cultural; Capítulo 5: Alienação e idolatria; Capítulo 6: Materialismo, dialética, ideologia dominante e desideologização; Capítulo 7: Ter ou ser?; Capítulo 8: O mal-estar na civilização; Capítulo 9: O homem unidimensional; Capítulo 10: A obra de arte na era de sua reprodutividade técnica; Capítulo 11: Os meios de comunicação de massa; Capítulo 12: A psicologia das massas e o fascismo; Capítulo 13: A sociedade do espetáculo.