O livro tem como objetivo estudar a história da disciplina Estudo(s) de Problemas Brasileiros (EPB), sua criação ocorreu durante a ditadura militar passando por diversos momentos curriculares e contextos na História do Brasil republicano, perdurando at...
Sinopse
O livro tem como objetivo estudar a história da disciplina Estudo(s) de Problemas Brasileiros (EPB), sua criação ocorreu durante a ditadura militar passando por diversos momentos curriculares e contextos na História do Brasil republicano, perdurando até o início da redemocratização dentro do currículo universitário. Teve um impacto no ensino de História nos anos 60 do século XX. Após dez anos de implementação ocorreu uma reformulação dentro da disciplina EPB no período de 1979 até 1993, sendo
vista como disciplina “oba-oba”, motivo de chacota entre os estudantes universitários, estava a serviço dos donos do poder, os militares que assumiram o comando do Brasil no dia 31 de março de 1964, foi vista como disciplina contraditória que precisava ser extinta das universidades brasileiras.
Número de Páginas
460
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2024
Área
Educação
CONSIDERAÇÕES INICIAIS 19
Os diferentes momentos da disciplina EPB no contexto da ditadura militar 34
Sobre a estrutura da obra 44
PARTE I
DISCIPLINAS NACIONALISTAS ENTRE DUAS DITADURAS: CIVISMO, PATRIOTISMO E VIGILÂNCIA POLÍTICA 47
1. O PROBLEMA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945) 49
1.1 O Ministério da Educação e Saúde durante o Estado Novo 53
1.2 “Sim! A Educação Moral e Cívica”: nacionalismo e o
patriotismo durante o Estado Novo 70
1.3 A nacionalização do ensino em tempos de Capanema 84
1.4 Educação, filha do Estado Novo: Humberto Grande e
sua pedagogia da nação 98
1.5 Conclusão do capítulo 115
2. A REFORMA UNIVERSITÁRIA E A CRIAÇÃO DA DISCIPLINA (EPB): O OBJETIVO É O CONTROLE 117
2.1 Os estudantes universitários em movimento lutando contra
o caráter elitista da Reforma Universitária 127
2.2 O papel da Escola Superior de Guerra na
construção da disciplina EPB 140
2.3 A cultura cívica nacional em questão 176
2.4 Conclusão do capítulo 184
3. A DISCIPLINA EPB PARA DOUTRINAR A JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA 187
3.1 O papel da Sudam no debate sobre os problemas brasileiros 191
3.2 Um caminho para a disciplina EPB dentro
das universidades (1971-1980) 197
3.3 Uma doutrina ideológica para a disciplina EPB 213
3.4 Conclusão do capítulo 250
PARTE II
RESISTÊNCIA À POLÍTICA EDUCACIONAL
DA DITADURA MILITAR: PROFESSORES,
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PARTIDOS
POLÍTICOS CONTRA A DISCIPLINA EPB 253
4. “PROJETO AGORA É SEM PASSEIO”: EPB E PROJETO RONDON SÃO FACES DA MESMA MOEDA 255
4.1 O Projeto Rondon: uma estratégia dos governos
militares para a juventude universitária 259
4.2 Uma aula de Brasil aos moldes dos governos
militares e as críticas da juventude universitária ao Projeto Rondon 305
4.3 Ações subversivas dentro do Projeto Rondon 314
4.4 Conclusão do capítulo 321
5. “UMA COLCHA DE RETALHOS”: CONTESTANDO
A DISCIPLINA EPB NA DITADURA MILITAR
E NA REDEMOCRATIZAÇÃO 323
5.1 César Moraes Leite, um estudante
morto pelo agente do SNI 336
5.2 A vigilância e o controle da disciplina EPB:
um olhar a partir do SNI 348
5.3 Os partidos de oposição encontram um caminho:
a disciplina EPB 362
5.4 Déa Fenelon e a Anpuh no processo de resistência
ao projeto educacional da ditadura militar 368
5.5 “Uma colcha de retalhos”: o fim da disciplina EPB 397
5.6 Conclusão do capítulo 414
CONSIDERAÇÕES FINAIS 417
REFERÊNCIAS 425
Legislação 446
Fontes dos arquivos da repressão da ditadura militar 448
Fontes impressas 452
Fontes hemerográficas 453
Fontes audiovisuais 456