A história da disciplina Estudo(s) de problemas Brasileiros em tempos de ditadura militar (1969-1993)

A história da disciplina Estudo(s) de problemas Brasileiros em tempos de ditadura militar (1969-1993)

ISBN: 9788546227921 AUTOR: Davison Hugo Rocha Alves

O livro tem como objetivo estudar a história da disciplina Estudo(s) de Problemas Brasileiros (EPB), sua criação ocorreu durante a ditadura militar passando por diversos momentos curriculares e contextos na História do Brasil republicano, perdurando at...

R$ 106,90

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Sinopse

O livro tem como objetivo estudar a história da disciplina Estudo(s) de Problemas Brasileiros (EPB), sua criação ocorreu durante a ditadura militar passando por diversos momentos curriculares e contextos na História do Brasil republicano, perdurando até o início da redemocratização dentro do currículo universitário. Teve um impacto no ensino de História nos anos 60 do século XX. Após dez anos de implementação ocorreu uma reformulação dentro da disciplina EPB no período de 1979 até 1993, sendo

vista como disciplina “oba-oba”, motivo de chacota entre os estudantes universitários, estava a serviço dos donos do poder, os militares que assumiram o comando do Brasil no dia 31 de março de 1964, foi vista como disciplina contraditória que precisava ser extinta das universidades brasileiras.


Número de Páginas

460


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2024


Área

Educação


PREFÁCIO 15

CONSIDERAÇÕES INICIAIS 19

Os diferentes momentos da disciplina EPB no contexto da ditadura militar 34

Sobre a estrutura da obra 44

PARTE I

DISCIPLINAS NACIONALISTAS ENTRE DUAS DITADURAS: CIVISMO, PATRIOTISMO E VIGILÂNCIA POLÍTICA 47

1. O PROBLEMA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945) 49

1.1 O Ministério da Educação e Saúde durante o Estado Novo 53

1.2 “Sim! A Educação Moral e Cívica”: nacionalismo e o

patriotismo durante o Estado Novo 70

1.3 A nacionalização do ensino em tempos de Capanema 84

1.4 Educação, filha do Estado Novo: Humberto Grande e

sua pedagogia da nação 98

1.5 Conclusão do capítulo 115

2. A REFORMA UNIVERSITÁRIA E A CRIAÇÃO DA DISCIPLINA (EPB): O OBJETIVO É O CONTROLE 117

2.1 Os estudantes universitários em movimento lutando contra

o caráter elitista da Reforma Universitária 127

2.2 O papel da Escola Superior de Guerra na

construção da disciplina EPB 140

2.3 A cultura cívica nacional em questão 176

2.4 Conclusão do capítulo 184

3. A DISCIPLINA EPB PARA DOUTRINAR A JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA 187

3.1 O papel da Sudam no debate sobre os problemas brasileiros 191

3.2 Um caminho para a disciplina EPB dentro

das universidades (1971-1980) 197

3.3 Uma doutrina ideológica para a disciplina EPB 213

3.4 Conclusão do capítulo 250

PARTE II

RESISTÊNCIA À POLÍTICA EDUCACIONAL

DA DITADURA MILITAR: PROFESSORES,

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PARTIDOS

POLÍTICOS CONTRA A DISCIPLINA EPB 253

4. “PROJETO AGORA É SEM PASSEIO”: EPB E PROJETO RONDON SÃO FACES DA MESMA MOEDA 255

4.1 O Projeto Rondon: uma estratégia dos governos

militares para a juventude universitária 259

4.2 Uma aula de Brasil aos moldes dos governos

militares e as críticas da juventude universitária ao Projeto Rondon 305

4.3 Ações subversivas dentro do Projeto Rondon 314

4.4 Conclusão do capítulo 321

5. “UMA COLCHA DE RETALHOS”: CONTESTANDO

A DISCIPLINA EPB NA DITADURA MILITAR

E NA REDEMOCRATIZAÇÃO 323

5.1 César Moraes Leite, um estudante

morto pelo agente do SNI 336

5.2 A vigilância e o controle da disciplina EPB:

um olhar a partir do SNI 348

5.3 Os partidos de oposição encontram um caminho:

a disciplina EPB 362

5.4 Déa Fenelon e a Anpuh no processo de resistência

ao projeto educacional da ditadura militar 368

5.5 “Uma colcha de retalhos”: o fim da disciplina EPB 397

5.6 Conclusão do capítulo 414

CONSIDERAÇÕES FINAIS 417

REFERÊNCIAS 425

Legislação 446

Fontes dos arquivos da repressão da ditadura militar 448

Fontes impressas 452

Fontes hemerográficas 453

Fontes audiovisuais 456



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