A Formação docente em contexto colaborativo no PIBID/UFABC

A Formação docente em contexto colaborativo no PIBID/UFABC

ISBN: 9788581485409 AUTOR: Mirian Pacheco Silva, Márcia Helena Alvim, Lúcio Campos Costa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid – é uma iniciativa da Capes que visa à valorização da formação inicial e continuada de professores para atuarem na Educação Básica. Na Universidade Federal do ABC foram desenvolvidos do...

Mais Informações

Sinopse

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid – é uma iniciativa da Capes que visa à valorização da formação inicial e continuada de professores para atuarem na Educação Básica. Na Universidade Federal do ABC foram desenvolvidos dois projetos Pibid intitulados: A Integração Escola-Universidade na Formação de Professores das Ciências e Matemática; e A Formação de Professores de Filosofia, de Ciências e de Matemática em contextos colaborativos. Esses projetos contemplam subprojetos nas áreas de Biologia, Filosofia, Física, Matemática e Química. Neste livro estão reunidos trabalhos inéditos produzidos no âmbito dos dois projetos Pibid-UFABC, os quais apresentam relatos de experiências das atividades desenvolvidas, resultados de pesquisas acadêmicas produzidas sobre as ações realizadas pelas áreas e reflexões acerca da experiência vivenciada nos subprojetos.


Número de Páginas

232


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2014


Área

Educação


Lembranças, saberes, percursos e histórias vividas no Pibid biologia na escola Inah de Mello a partir de seus protagonistas; A contribuição do Pibid/UFABC para a formação de professores: mônadas de bolsistas e supervisores; Pibid biologia - UFABC: experiências e (trans)formação inicial para docência no ensino básico; Pibid/UFABC e a formação continuada dos professores: a visão das professoras supervisoras do subprojeto biologia; Reflexões sobre as atividades e resultados do Pibid biologia da UFABC: a formação de professores e o ensino por investigação em duas escolas de Santo André (SP); Três anos contextualizando mídias em aulas de ciência biológica no Pibid Celso Gama: da abordagem coordenativa aos alunos que recebem o projeto; Pibid-biologia UFABC 2011/2013; Filosofia e argumentação lógica: a experiência do campeonato de debates; Filosofia e ficção científica: (des)construindo o real; Análise de potencialidades e limitação de materiais didáticos para o ensino de física, uma reflexão sobre a prática no Pibid; As aventuras e desventuras na construção do Pibid da UFABC histórias e informações de um subprojeto de matemática; Interpretação de dados, produção gráfica e percepção sociocultural, com alunos do ensino médio; Uma nova abordagem sobre gráficos com o apoio de um campeonato interclasse em uma escola estadual no município de Santo André (SP); Identificando as concepções e as expectativas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental sobre aula de ciências; Sobre o aprendizado de alunos bolsistas do Pibid/UFABC: uma reflexão sobre a formação e a prática docente Análise de potencialidades e limitação de materiais didáticos para o ensino de física, uma reflexão sobre a prática no Pibid; As aventuras e desventuras na construção do Pibid da UFABC histórias e informações de um subprojeto de matemática; Interpretação de dados, produção gráfica e percepção sociocultural, com alunos do ensino médio; Uma nova abordagem sobre gráficos com o apoio de um campeonato interclasse em uma escola estadual no município de Santo André (SP); Identificando as concepções e as expectativas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental sobre aula de ciências; Sobre o aprendizado de alunos bolsistas do Pibid/UFABC: uma reflexão sobre a formação e a prática docente Análise de potencialidades e limitação de materiais didáticos para o ensino de física, uma reflexão sobre a prática no Pibid; As aventuras e desventuras na construção do Pibid da UFABC histórias e informações de um subprojeto de matemática; Interpretação de dados, produção gráfica e percepção sociocultural, com alunos do ensino médio; Uma nova abordagem sobre gráficos com o apoio de um campeonato interclasse em uma escola estadual no município de Santo André (SP); Identificando as concepções e as expectativas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental sobre aula de ciências; Sobre o aprendizado de alunos bolsistas do Pibid/UFABC: uma reflexão sobre a formação e a prática docente Interpretação de dados, produção gráfica e percepção sociocultural, com alunos do ensino médio; Uma nova abordagem sobre gráficos com o apoio de um campeonato interclasse em uma escola estadual no município de Santo André (SP); Identificando as concepções e as expectativas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental sobre aula de ciências; Sobre o aprendizado de alunos bolsistas do Pibid/UFABC: uma reflexão sobre a formação e a prática docente Interpretação de dados, produção gráfica e percepção sociocultural, com alunos do ensino médio; Uma nova abordagem sobre gráficos com o apoio de um campeonato interclasse em uma escola estadual no município de Santo André (SP); Identificando as concepções e as expectativas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental sobre aula de ciências; Sobre o aprendizado de alunos bolsistas do Pibid/UFABC: uma reflexão sobre a formação e a prática docente