Este livro aborda a escrita da História para iniciantes em pesquisa acadêmica, isto é, graduandos que estão começando um curso universitário nas Ciências Humanas e Sociais. Assim, procurou-se fazer esse exercício com base em pequenas introduções (sobre...
Sinopse
Este livro aborda a escrita da História para iniciantes em pesquisa acadêmica, isto é, graduandos que estão começando um curso universitário nas Ciências Humanas e Sociais. Assim, procurou-se fazer esse exercício com base em pequenas introduções (sobre a historiografia, a teoria da história e a metodologia do ensino de história e suas inserções na pesquisa acadêmica), para mostrar a elas e a eles como e por que se escreve a História da Historiografia, porque e como se estudam a produção e os usos das teorias da História e como as teorias e práticas educacionais contribuem para a formulação de metodologias para o ensino de História.
Número de Páginas
192
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Historia
PALAVRAS INICIAIS
CAPÍTULO 1. INTRODUÇÃO À HISTORIOGRAFIA
1. A historiografia e seu objeto de estudo
2. A história da historiografia como problema
3. A história da historiografia e sua prática de pesquisa
4. A história da historiografia no Ocidente
5. A prática da história da historiografia dos historiadores ocidentais
6. A historiografia no século XIX
7. A historiografia produzida no século XX
Bibliografia básica
Bibliografia complementar
CAPÍTULO 2. UMA INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DA HISTÓRIA
1. A(s) teoria(s) da história e seu objeto de estudo
2. A(s) teoria(s) da história como problema
3. A(s) teoria(s) da história e sua prática de pesquisa
4. A teoria da história em Braudel
5. Os tempos da história constituem a história total dos homens e das sociedades?
6. A teoria da história em Castoriadis
7. A instituição imaginária da sociedade define a cultura de um povo?
Referências
Questões Teoria da História
CAPÍTULO 3. UMA INTRODUÇÃO ÀS METODOLOGIASDO ENSINO DE HISTÓRIA
1. O ensino de História e seu objeto de estudo
2. Historiografia e ensino de História no Brasil
3. O livro didático: um instrumento eficaz no ensino de História?
4. Os livros didáticos como objetos de pesquisa
5. Dos saberes escolares aos saberes docentes: o papel e as representações dos professores de História e dos alunos em sala de aula
6. Complexidade, educação e ensino de História
Referências básicas
Referências complementares
PALAVRAS FINAIS
PEQUENO GLOSSÁRIO