A educação secundária na província de São Pedro do Rio Grande do Sul

A educação secundária na província de São Pedro do Rio Grande do Sul

A desoficialização do ensino público

ISBN: 9788563381446 AUTOR: Eduardo Arriada

Este livro traz um rico panorama histórico da Educação Secundária no Brasil, iniciando pela Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no século 19. O ensino secundário vem tendo visibilidade nas avaliações dos sistemas nacionais de ensino e nas disc...

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Sinopse

Este livro traz um rico panorama histórico da Educação Secundária no Brasil, iniciando pela Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no século 19. O ensino secundário vem tendo visibilidade nas avaliações dos sistemas nacionais de ensino e nas discussões sobre a democratização da educação e o acesso ao ensino superior. No mundo ocidental, até meados do século XX, esse nível de escolarização era dirigido especialmente aos adolescentes das classes abastadas e do sexo masculino. Com a massificação do ensino secundário colocada em marcha nas últimas décadas, verificam-se ainda relevantes exclusões e desigualdades escolares vinculadas a desigualdades sociais. Constata-se também que o ensino secundário apresenta historicamente mais permanências do que inovações na sua cultura escolar, fato ligado, em boa medida, à deficiência na formação docente. A obra mostra como, no final do séc. 19, o ensino secundário no mundo ocidental passou por processos de modernização, que envolveram a afirmação do vernáculo, das línguas modernas e dos conhecimentos científicos, a seriação do currículo, o controle e a autorregulação dos alunos, e a incrementação da formação de professores.


Número de Páginas

352


Formato

17x24cm


Ano de Publicação

2011


Área

Educação


O Ensino Secundário na Província de São Pedro, Um Mundo Fechado e Disciplinador, A Organização dos Programas, as Disciplinas Escolares e o Uso dos Manuais,