Esta obra é conduzida por várias questões sobre a construção do conhecimento e o processo de aprendizagem. Há mais de um século, profissionais de diferentes áreas investigam por que alguns alunos não aprendem, mesmo com mudança de professor, escola, me...
Sinopse
Esta obra é conduzida por várias questões sobre a construção do conhecimento e o processo de aprendizagem. Há mais de um século, profissionais de diferentes áreas investigam por que alguns alunos não aprendem, mesmo com mudança de professor, escola, metodologia, projeto de intervenção, atendimento clínico e, até mesmo, medicação. Reconhecendo a importância do diálogo entre diferentes áreas e, em especial, as contribuições da Psicanálise, este livro pretende apresentar uma retrospectiva histórica e conceitual sobre como os adultos têm lidado com as dificuldades de muitos alunos para aprenderem e o que os alunos têm a dizer sobre seu processo de aprendizagem. Os estudos de caso possibilitam ao leitor constatar como o dizer do aluno pode desvelar sua dificuldade e possibilitar intervenções pedagógicas, e até mesmo clínicas, mais adequadas.
Número de Páginas
328
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
2. APRESENTAÇÃO. Professora Universitária da Educação
3. APRESENTAÇÃO. Professora Universitária da Psicanálise
4. APRESENTAÇÃO. Professora alfabetizadora dos anos iniciais de ensino fundamenta l
Introdução
Considerações iniciais
CAPÍTULO 1: Da universalização à qualidade do ensino: desafios da alfabetização
CAPÍTULO 2: O dizer do outro sobre quem não aprende
CAPÍTULO 3: O dizer do aluno que fracassa sobre sua dificuldade para aprender
CAPÍTULO 4: O que os alunos querem saber no início da alfabetização
Considerações finais
Reavaliando a história: semelhanças e diferenças
Referências